A auriculoterapia é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) ligada à acupuntura usada para os tratamentos de saúde utilizando o pavilhão auricular, com isso aproveitando o reflexo que essa técnica exerce sobre o sistema nervoso central.
Com esta aplicação trata-se disfunções e promove analgesia através do estímulo em pontos reflexos situados na orelha externa ou no pavilhão auricular. A orelha é um dos vários microssistemas do corpo humano, assim como as palmas das mãos, as plantas dos pés, o crânio, as regiões laterais da coluna vertebral. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa – MTC – o pavilhão auricular possui mais de 200 pontos para tratamento em sua parte anterior e posterior.
A prática da auriculoterapia se baseia em um método no qual utiliza o pavilhão auricular para avaliação e tratamento das disfunções emocionais, orgânicas e dores em geral. Dessa prática existe a auriculoterapia francesa e a chinesa. Esta existe pontos fisiológicos e patológicos e o sistema nervoso, é um sistema flutuante, ou seja, os pontos não são fixos e só se projetam se refletem na orelha quando há um distúrbio correspondente. Sendo assim, o ponto do fígado só estará presente na orelha se houver um distúrbio ligado a ele. Na técnica chinesa é levada em conta a influência dos meridianos que passam próximo a orelha, onde é praticada habitualmente a tonificação e sedação . Esse recurso utiliza-se do estímulo de determinados pontos que se localizam no pavilhão auricular, para reequilibrar o organismo. São feitos estímulos com pressão (esferas de ouro ou prata, sementes), com pequenas agulhas em forma de espiral (chamadas agulhas semipermanentes), ou também estímulos com raio laser ou outros aparelhos que provocam uma pequena descarga elétrica sobre os pontos específicos.
Na auriculoterapia as regiões do cérebro são sensibilizadas devido aos estímulos nervosos oferecidos pela terapia através da abundância de inervação presentes no local. Os pontos presentes na superfície da orelha têm relação direta com determinados pontos do cérebro. E esse está diretamente ligado pela rede do sistema nervoso a determinados órgãos ou regiões do corpo, comandando suas respectivas funções. A aplicação de um estímulo auricular, mesmo sendo débil, acelera uma série de reflexos que provocam reações imediatas ou demoradas, temporárias ou permanentes, passageiras ou definitivas, todas elas de natureza terapêutica. O efeito é praticamente imediato. O estímulo leva o cérebro a agir sobre todos os órgãos, membros e suas funções, equilibrando e harmonizando o organismo, provocando assim a eliminação dos males que o afligem.
Método simples, a auriculoterapia permite, por sua facilidade de aplicações, agir rápido e ser eficaz. Ela traz um auxílio sério para todas as terapias.
Destaco em meu tratamento com auriculoterapia o uso da colocação de sementes, por ser um método menos traumático e doloroso para o indivíduo. Neste procedimento são usados materiais esféricos, de superfície lisa, que realizam pressão sobre os pontos auriculares. A permanência das sementes inseridas no pavilhão auricular pode ocorrer por um período de 3 a 7 dias, sendo que entre um atendimento e outro a orelha deverá ter um período de descanso de um dia, evitando a acomodação dos pontos estimulados. A estimulação após a aplicação das sementes deve ser realizada pelo próprio paciente, de três a cinco vezes por dia, auto massageando as orelhas, o que gera uma maior participação e desempenho em relação à melhora do quadro .
A auriculoterapia é uma terapia associada dentro do programa de tratamento com Naturologia e terapias complementares. Ficou interessado (a)? Dúvidas, informações e agendamentos entre em contato.