Para muitos o Carnaval é um “feriado” prolongado que instiga vida noturna, excessos com bebidas alcoólicas, alimentação desregrada, exposição ao sol, produtos de maquiagem entre outras alterações no estilo de vida. E para você aproveitar ao máximo as festas sem passar mal preparamos orientações especiais para você, porque todo Carnaval tem seu fim!
Nutrição
1. É preciso consumir mais líquido, em torno de 2 litros por dia. Água, água de coco, suco de frutas como limonada, melancia, melão e laranja e limentos ricos em água, como fruta e verduras, também são grandes aliados para combater a desidratação.
2. É importante beber devagar. A cada dose tome dois copos de água ou um copo de água de coco, pois o efeito diurético da bebida faz com que você elimine mais liquido, aumentando assim a desidratação. Se puder, opte por bebidas mais leves a base de vinho branco ou sakê, como as caipirinhas.
3. Não ingira bebidas alcoólicas de estômago vazio e dê preferência para locais mais frescos e com sombra, uma vez que o calor e o sol intensificam o efeito da bebida.
4. Leve sempre lanchinhos leves como mix de castanhas e sementes, barra de cereal, frutas secas (damasco, tâmara, banana, uva), bolacha de arroz integral doce ou salgada porque eles vão te dar energia.
5. Evite misturar álcool e energético. A mistura mascara os efeitos do álcool no corpo e não se percebe reflexos mais lentos, dando uma falsa sensação de sobriedade e segurança. O energético ainda pode causar efeitos indesejados como taquicardia e problemas para dormir – e você vai precisar descansar.
6. Escolha bons carboidratos. Eles são fontes de energia para o nosso corpo, basta você escolher com critério: batata baroa, inhame, mandioca e batata doce te darão energia para se divertir.
Pele
1. Aplique água termal gelada por alguns minutos, só nos olhos ou no rosto todo, para a pele ficar com mais brilho e disfarçar as olheiras.
2. Aplique protetor solar de duas em duas horas com proteção mínima de FPS 30, não importa seu tom de pele.
3. Use compressas geladas de chá de camomila para aliviar o inchaço no rosto.
4. Jamais durma de maquiagem! Use um demaquilante de qualidade e lave o rosto. Se a sua pele não for do tipo oleosa ou mista, um sérum hidratante pode ser aplicado após a limpeza.
5. Use produtos próprios para maquiagem. Glitter de papelaria pode ferir a pele e os olhos, compre sempre os de uso cosmético – se forem biodegradáveis, melhor ainda!
Corpo
1. Procure fazer exercícios de dorsiflexão, ou seja, movimentar a articulação do tornozelo trazendo os dedos do pé em direção à perna, ao longo do dia.
2. Ao chegar em casa, eleve suas pernas acima do coração para auxiliar no retorno venoso e evitar o inchaço.
3. Movimente a panturrilha: levante o calcanhar e fique na ponta dos pés e depois encoste novamente o calcanhar no chão. Repita o movimento 15 vezes.
4. Grávidas devem ter cuidado redobrado e usar meias elásticas compressivas, que vão auxiliar no retorno venoso, visto que o inchaço e a sensação de peso nas pernas serão ainda maiores devido à ação dos hormônios.
5. Recupere os pés com escalda-pés (3 gotas de óleos de hortelã pimenta e capim limão com uma colher de sal grosso na água quente) e faça uma automassagem com creme a base de cera de abelha, se concentrando nos pontos mais tensos.
6. Alongue-se! Seguem sugestões de exercícios:
Em pé, flexione uma das pernas dobrando o joelho para trás e segure o tornozelo com as mãos, pressionando o calcanhar contra o bumbum e alongando a parte da frente da coxa. Se quiser alongar mais intensamente, incline o tronco à frente, ainda pressionando o calcanhar contra o glúteo. Faça depois com o outro pé.
Sente-se no chão. Enquanto uma perna está esticada, a outra fica com o joelho flexionado. Esse pé da perna dobrada será apoiado na parte interna da coxa da perna estendida. Eleve então os braços e flexione o tronco à frente indo com as mãos em direção ao pé da perna estendida. Se conseguir, segure o pé. Sinta toda a sua cadeia posterior sendo alongada. Repita do outro lado.
Esse serve pra todos, e especialmente para quem usa salto. E é possível fazê-lo até na rua: Em pé, fora ou dentro de casa, apoie a parte da frente do seu pé num degrau (ou meio-fio) e flexione o joelho, com a perna oposta afastada uma passada para trás e estendida. Flexione o tronco à frente e sinta a panturrilha da perna apoiada sendo alongada. Depois, é só repetir com a outra perna.
Com essas dicas você pode incrementar o seu Kit Folião e aproveitar a folia com mais saúde e energia!