Integração é uma das palavras-chave que rege o atual cenário do mercado de saúde estética. O futuro da estética é cuidar do corpo, da mente e das emoções e para fazer parte desse seleto grupo de profissionais do século XXI é preciso estar preparado para encarar o cliente e as alterações estéticas sob um aspecto global, que leva em consideração um contexto emocional, mental, espiritual e físico, utilizando sua percepção e conhecimento técnico para determinar tratamentos personalizados e exclusivos de acordo com as necessidades e particularidades de cada cliente.
É aí que entram também as possibilidades oferecidas pela estética de caráter integrativo, com abordagem multidisciplinar, em que estão inseridas as chamadas terapias complementares entre as quais, por exemplo, terapias chinesas como a acupuntura, aromaterapia, cromoterapia, psicologia em estética, reiki, técnicas diferenciadas de massagem, como a japonesa shiatsu e o toque como ferramenta de tratamento integrativo, fitoterapia, naturopatia, florais e litoterapia (terapia com cristais).
Cada qual, à sua forma e combinadas de acordo com cada caso, visam justamente promover um reequilíbrio do indivíduo, podendo gerar também resultados estéticos satisfatórios. Afinal, o profissional trabalhará outros aspectos que podem estar influenciando a alteração estética. O trabalho do profissional de estética integrativa está em conhecer o poder de associação dessas práticas, com o objetivo de indicar um tratamento completo, com profissionais especializados, visando tratar o indivíduo por dentro e por fora.
Com tudo isso se faz necessário, de certa forma, “retornar” um pouco no tempo, no sentido de analisar e tratar o indivíduo como um todo, como se fazia na área de estética algum tempo atrás, antes da fragmentação que levou aos tratamentos por partes do corpo. Se você precisa tratar gordura, ainda que seja gordura “localizada”, não é só a região de culotes, ou somente flancos, ou abdômen ou região interna de coxas. Os cuidados devem ir além, não apenas com aplicações locais, pois os bons resultados dependem do cuidado integral.
Além disso, a escolha dos cosméticos deve levar em consideração a segurança da composição, sendo livre de substâncias nocivas, como o propilenoglicol, que é sensibilizante, e os parabenos, que, além de alergênicos, são totalmente contraindicados em tratamentos de clareamento de pele e também nos de celulite, justamente por terem ação semelhante à do hormônio feminino estrogênio, que, em alguns casos, está diretamente ligado ao aparecimento dessas alterações. No caso da celulite, ela sofre ainda influência da ação do cortisol – o hormônio do estresse. Quando produzido em excesso, ele influencia várias funções do organismo, como a da tireoide, das glândulas suprarrenais, sistema circulatório, gônadas que, no caso das mulheres, são os ovários. Outro exemplo é de mulheres que sofrem com policistos nos ovários e isso reflete em forma de acne, por exemplo.
Entre as substâncias prejudicais, existe ainda do óleo mineral, talvez uma das mais comuns presentes em cosméticos. É totalmente contraindicado, pois dificulta a penetração de nutrientes pela pele, causando tamponamento e reduzindo sua capacidade em eliminar toxinas. Apresenta forte ação comedogênica (acneica), além de aumentar a sensibilidade cutânea. Algumas empresas fabricantes, por vezes até alegam utilizar óleos vegetais – única fonte de ômegas, uma vez que os clientes sabem da importância dos ômegas, porém também colocam em seus produtos o óleo mineral, pois a presença dessa substância ajuda a baratear o custo do produto. Então a orientação é de que o consumidor fique atento e sempre verifique no rótulo a formulação completa do produto: se constarem as palavras mineral oil, paraffin oil ou paraffinum liquidum (petrolato), o produto terá sua eficácia diminuída, pois contém óleo mineral. Já o óleo vegetal, além de ecologicamente correto, é rico em ômegas 3, 6 e 9, considerados biodisponíveis, que nutrem e hidratam a pele de forma efetiva, dando segurança e maximizando resultados.
Na Harmonize Terapias e Estética utilizamos o raciocínio clinico de forma a oferecer aos nossos pacientes uma proposta de tratamento de estética integrativa, aliando cosméticos orgânicos multifuncionais com alta tecnologia, exclusivas técnicas de massagem manual e recursos de eletroterapia para alcançarmos os melhores resultados em embelezamento. Paralelamente somos especialistas em terapias naturais, integrativas e complementares que visão o equilíbrio energético, emocional e espiritual como florais de bach, aromaterapia, reike e radiestesia.