Estamos vivendo um momento histórico neste ano de 2020 com o advento da pandemia de Covid-19 devido ao coronavírus, todas as pessoas e instituições ao redor do mundo foram impactadas de diversas maneiras com o medo da doença, o controle epidêmico com as estratégias de isolamento social ou reflexos na economia das comunidades.

As pessoas vivem em atenção constante com a higienização das mãos, dos objetos e dos ambientes, além disso o uso de máscaras e a ansiedade gerada pela falta de liberdade causada pelo isolamento social.

Esse novo cenário tem refletido na saúde física e mental das pessoas, acometendo sinais e sintomas como stress, depressão, ansiedade, insônia, dores e tensões musculares.

E quais as práticas que podemos realizar para passar melhor por estes momentos?

O Ayurveda é considerado o sistema médico mais antigo do mundo, que teve sua origem, assim como o Yoga, na Índia a partir dos conhecimentos milenares da cultura Védica. Parte de um olhar para a natureza e seus elementos e nos traz práticas que nos ajudam na busca pelo bem-estar mental, físico e espiritual. A ideia é usar a observação de si e da natureza, com seus ciclos (estação do ano) e seus elementos, pra se conhecer melhor e alcançar uma autonomia em relação à própria saúde.

Alimentos frescos e da estação

A cada estação a natureza nos fornece alimentos que ajudam a lidar com o clima da época, por exemplo, nesse momento de chegada do outono onde o clima começa a esfriar, é época de limão, rico em vitamina C, o que ajuda a evitar e combater gripes e resfriados.

Além disso, caso você não tenha acesso a alimentos sem agrotóxicos, escolher os alimentos da estação é uma boa opção, pois esses normalmente receberam menos químicos durante sua produção.

Temperos

Manter a digestão, o fogo digestivo, aceso e saudável usando temperos nos preparos das refeições e dando preferência pra alimentos bem cozidos e quentes.

Quando a digestão está boa e é facilitada, o nosso corpo não precisa gastar tanta energia com ela e tem mais potência e energia disponível pra combater o aparecimento de possíveis doenças.

Alguns exemplos de temperos de potência quente: canela, coentro, cominho, pimenta do reino, gengibre.

Cúrcuma, mel, propólis

A cúrcuma e o própolis podem ter um lugar especial nesse momento. Entre outros benefícios, sua propriedades fortalecem o sistema imunológico e ajudam no combate a infecções.

O mel tem qualidade quente e seca e é ótimo pra casos de gripe e diminuir a produção de muco. Importante lembrar que, quando aquecido, o mel fica tóxico, então só deve pôr no chá quando ele já estiver com a temperatura mais fria.

Outras dicas

Diminuir o consumo de alimentos derivados do leite e banana. Eles têm qualidade fria e aumentam a produção de muco no corpo, favorecendo o aparecimento de resfriados e gripe.

Aumentar o consumo de líquidos, mas evitar bebidas geladas. Dar preferência pra líquidos quentes ou na temperatura ambiente.

Bebida alcoólica é imunossupressora, então é bom evitar.

E fazer atividades físicas regularmente. Isso ajuda a manter a saúde do corpo, da mente e do fogo digestivo.

Sentimentos

Observar e acolher os sentimentos que podem estar surgindo nessa fase. Procurar práticas que ajudam a trabalhar a mente é importante, como a meditação, por exemplo. Aproveitar as atividades gratuitas e online que estão sendo compartilhadas é uma boa alternativa.

Muita coisa pra observar, assimilar e digerir nesse momento. Que possamos estar fortes e saudáveis, pois só assim é possível construir as transformações pessoais que desejamos, e sociais que precisamos.