Já tratei em outro post das teorias básicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), envolvidas ná técnica manual chinesa, Tui Ná, para alívio da dor, relembre aqui.

Hoje  escrevo para divulgar e contextualizar essa técnica diferenciada de massagem, que visa atuar nas causas fundamentais dos desequilíbrios, que de acordo com a MTC estas causas são interiores e exteriores e originam a queixa de dor.

A MTC utiliza uma abordagem complexa para entender a anatomia do corpo, baseada em um mapeamento de meridianos/canais de energia, e a dor ou desequilibrio é entendida como uma alteração neste trajeto da energia nos meridianos. A massagem tui ná não utiliza-se de creme ou produto como veículo para realização das manobras, e estas visam favorecer o fluxo de energia nesses canais.

Mapa de Canais Ying e Yang pelo corpo.

A dor pode ser física e/ou emocional, tenho utilizado essa técnica que trabalha basicamente com manobras de pressão e compressão para tratar distúrbios como: dores de cabeça, enxaqueca, dores nas costas, pescoço, stress e ansiedade. Esta é uma massagem forte e profunda, podendo ocasionar dor no momento da manipulação mas seus efeitos terapêuticos e curativos são extremamente eficazes.

Aproveite o final de ano para recuperar as energias e proporcionar um experiência de alívio e bem-estar, venha receber uma sessão de Tui Ná com Caroline M. R. Machado-Naturóloga e especialista, entre em contato.